quinta-feira, 28 de julho de 2011

Organização de um casamento...







Gente toda quinta-feira agora ou falar sobre a preparação para o casamento, lembro do período que estava programando o meu e foi muito bom, amo o universo casamentício. Então, para as noivinhs de plantão apareçam sempre por aqui e encontraram sempre opiniões para ajudá-las.



Bom,  hoje vamos falar sobre Planejamento da organização do seu casamento.


Preparar a festa de casamento exige tempo, dedicação e envolve muito trabalho. Planeje com antecedência as atividades que considera mais importantes e, se quer ter uma festa inesquecível,  não deixe nada ao acaso!


Perante a lista infindável de tarefas, tente não entrar em pânico e mantenha a calma, pois esta é uma fase de grandes tensões e discussões. Para além da ansiedade causada pelo próprio evento, surgem as discussões típicas com os pais e com o noivo, sobre tudo e sobre nada.


Para que nada falte nem se esqueça de nenhum pormenor, aqui fica uma lista que os poderá ajudar a organizarem-se. Se não sabe por onde começar, guie-se pelas nossas sugestões.



Por onde começar: decida a data de casamento, o estilo da festa,e trate da papelada

  • Escolha o estilo do casamento:

Decida a data de casamento, o estilo da festa, e trate da papelada. O casamento pode ser formal, informal, familiar, intimista, grande, pequeno e pode ser na igreja ou civil. Depois, comece por tratar dos papéis que dão início ao processo de casamento. É necessário conciliar a disponibilidade da conservatória, do pároco, da igreja, do espaço, e restantes fornecedores.

  • Marque o pedido de casamento(noivado) e a data de casamento-(opcional)
Uma vez que decidiram casar, é altura de apresentar as respectivas famílias. O jantar de pedido de casamento é a primeira reunião entre famílias e marca o início do noivado. Aproveite para definir, em conjunto, um orçamento razoável da festa e para marcar a data de casamento com a família.
  • Combine um encontro com o Padre ou o pastor:

Combine um encontro com o padre ou pastor para marcar a data e a hora do casamento e falar sobre os aspectos relativos à cerimónia. Reserve a igreja com antecedência e inscreva-se num Curso Pré-Matromonial. Visite a igreja e veja as possibilidades de decoração, música, etc.

  • Analise as vantagens em ter um organizador de casamentos:

Decida se quer ter um organizador de casamentos para a ajudar na preparação do grande evento. Para os noivos mais ocupados, existem enormes vantagens em ter alguém que, depois de conhecer o estilo de cada um, apresenta as melhores soluções.

  • Escolha o espaço da recepção:

Pesquise na Internet, visite locais, fale com amigos que tenham casado recentemente, consulte revistas da especialidade, etc. Não se esqueça que os Sábados de Junho, Julho, e Setembro são os dias mais requisitados e que nesta época os preços são mais caros.
Se o local escolhido não tiver serviço de catering e decoração de espaço, procure o que mais se adequa ao seu estilo e orçamento. Recolha ementas, prove alguns pratos e converse com os responsáveis. Negoceie os preços e reserve com um sinal. Assine, se possível, um contrato. Se o orçamento do catering for demasiado alto, existem uma série de alternativas para baixar o preço. Aproveite para personalizar o casamento ao seu gosto. Por vezes, mais vale uma ideia original, do que um menu muito sofisticado. Visite o espaço com o decorador e analise as várias hipóteses de decoração.
  • Comece a pensar no vestido de noiva:
Cerca de seis meses antes do casamento deverá começara a pensar em escolher o vestido de casamento. Este é um dos passos mais importantes da noiva. Confeccionar um vestido exclusivo demora mais tempo do que comprar um vestido já feito, e de colecção. Comece por ver revistas, visite designers de moda e lojas especializadas. Se não tiver ideia do que quer não se assuste, pois acabará por descobrir o modelo de vestido que mais a favorece.

  • O noivo deve começar a tratar do seu traje cerca de dois ou três meses antes do casamento:

Embora seja mais fácil e simples do que a noiva, não deve deixar tudo para a última hora, pois se optar por mandar fazer um fraque ou fato (consoante a hora do casamento), são necessários, pelo menos, dois meses de antecedência.Aproveite esse momento para escolher os restantes acessórios: escolha com cuidado e atenção a camisa, o colete, a gravata, os botões de punho (no caso de não terem sido oferecidos pela própria noiva), o cinto, as meias e sapatos. Prepare-se pois será, depois da noiva, o centro das atenções.

  • Comece a pensar nas flores, música, fotografia e vídeo e transporte da noiva para a igreja:

Fale com amigos que casaram recentemente, pesquise na Internet, veja revistas da especialidade e tente conhecer o trabalho de cada um. Peça mais do que um orçamento e compare preços e condições. No final, não se esqueça de dar uma lista escrita sobre o que considera imprescindível, para que não haja surpresas finais. Escolha a música da festa e também a música da cerimónia religiosa.

  • Impressão dos convites e lista de convidados:

Está na altura de mandar fazer os convites de casamento e restante material impresso (o ideal é que haja uma só imagem gráfica em todos os materiais impressos). Consulte dois ou três gráficos, atualize-se em termos de tendências e faça um convite de acordo com o tom que pretende dar à festa: mais conservador ou mais moderno. Faça a lista definitiva dos convidados e mande imprimir os convites. Marque alojamento para os convidados que vêm de longe. Recolha as respectivas moradas e envie os convites com, pelo menos, dois meses de antecedência. Escolha e mande fazer as lembranças que irão oferecer aos convidados.

  • Mande fazer as alianças, escolha a lua-de-mel e faça a lista de casamento:

Aproveite para começar a pensar no destino para lua-de-mel e marque a viagem de núpcias (quanto mais cedo marcar, mais barato serão os voos). Verifique se tem malas suficientes para a lua de-mel. Aproveite para escolher as lojas onde gostariam de ter as listas de presentes.

  •  Escolha os acessórios que a tornaram uma noiva de sonho:

Cerca de três meses antes comece a escolher o véu, sapatos, jóias, lingerie,buquê… Escolha o cabeleireiro (de preferência alguém com experiência em penteados de noivas e a maquiagem). Faça o ensaio do penteado e da maquiagem se possível no mesmo dia, para ver o resultado final e não se esqueça de levar o véu! Marque manicure e pedicure. Se puder, faça uma limpeza de pele quinze dias antes do casamento.

  •  Distribua as mesas dos convidados e faça as últimas confirmações:

Uma semana antes do casamento, façam o plano de mesas, se optar por um(uma vez que os noivos têm já a totalidade das confirmações) e comecem a pensar na forma como vão indicar aos convidados o lugar nas mesas. Embora esta tarefa seja pouco divertida e trabalhosa, terão que ser os noivos a fazê-la. Poderá ser necessário fazer algumas confirmações de última hora ou ajustes na lista de convidados. Se houver desistências, aproveite para convidar quem ficou de fora.

  •  Faça um check list dos fornecedores:

Confirme com todos os fornecedores da festa que tudo irá correr como planeado (catering, decoração, fotógrafo, música, cabeleireiro, maquilhadora, etc). Comunique ao catering qual o número certo de convidados.

  • Marque a despedida de solteiros

Aproveite e divirta-se. Faça uma despedida de solteiros inesquecível. O ideal é marcar a despedida para uma semana antes do casamento.
 (Inês Menezes. E-mail: imenezes@casamentoclick.com)
(A minha despedida de solteiro foi no dia do meu aniversário, aproveitei e fiz um chá de lingerie.)



E aqui vai um Chek list para ajudar você a não esquecer de nada. Aqui.









0 comentários:

Postar um comentário